A atividade 12 consiste em:
"explicar como estender a MEF acima para que ela contemple dois novos comportamentos distintos, ilustrando-os devidamente através de animações simples: pular martelando e martelar pulando"
01 - 3 Estados
Vamos começar criando a máquina de estados finita com os primeiros 3 estados:
- Martelando = se pressionada a barra de espaço
- Parado(estado inicial)
- Pulando = se pressionada a seta para cima
Irei utilizar nosso bom e velho Mario para ilustrar nossa aplicação e uma função para mostrar o atual estado dele.
01 - 3 Estados
Vamos começar criando a máquina de estados finita com os primeiros 3 estados:
- Martelando = se pressionada a barra de espaço
- Parado(estado inicial)
- Pulando = se pressionada a seta para cima
Irei utilizar nosso bom e velho Mario para ilustrar nossa aplicação e uma função para mostrar o atual estado dele.
Mario com 3 estados
É visto no vídeo que o Mario possui três estados conforme a máquina de estados finita.
02 - 5 Estados
Antes de irmos para o processing, vamos primeiro definir os estados, pular martelando e martelar pulando, e depois criar o grafo da máquina de estados finita.
Estados novos:
Estados novos:
- Pular martelando: o Mario primeiro estava martelando e decidiu pular enquanto martelava, logo para pular martelando ele precisa, primeiramente, martelar e depois pular. O estado dura 1 segundo e ao acabar volta para o estado inicial(Parado).
- Martelar pulando: Já nesse estado é ao contrário, o Mario estava pulando e decidiu martelar enquanto pulava, logo ele precisa estar pulando primeiro e depois martelar para atingir esse estado. O estado dura 0,5 segundo e ao acabar volta para o estado inicial(Parado).
Grafo da máquina de estados finita:
- Martelar pulando: Já nesse estado é ao contrário, o Mario estava pulando e decidiu martelar enquanto pulava, logo ele precisa estar pulando primeiro e depois martelar para atingir esse estado. O estado dura 0,5 segundo e ao acabar volta para o estado inicial(Parado).
Grafo da máquina de estados finita:
Tendo em vista que temos o grafo com todos os estados, vamos aplicá-lo no código do processing:
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