Atividade 21 - Diagrama de Rosa (Design de Informação)

A atividade consiste em:
"explicar o modelo de Diagrama de Rosa, de Florence Nightingale, destacando o impacto social causado à época de sua criação, e gerar uma aplicação que implemente o mesmo com base em dados simulados."


01 - Florence Nightingale


Nascida na Florença, Londres, no dia 12 de maio de 1820, Florence foi uma enfermeira que fez uma grande contribuição no campo da enfermagem com a utilização do modelo biomédico. Além disso, ela também fez uma contribuição enorme para o campo da estatística ao utilizar o gráfico setorial(atualmente conhecido como gráfico de pizza), criado por William Playfair, para a representação visual de informações.

Florence vivendo as condições e imposições que as mulheres eram submetidas por causa do patriarcado da época, rebelou-se contra a imposição de mulher submissa e decidiu trilhar seu caminho à caridade e, consequentemente, encontrando-se no ramo da enfermagem.

Futuramente, Florence iria fazer parte da Guerra da Crimeia cuidando dos soldados feridos. Entre 1954 e 1856, ela cuidou de soldados doentes e feridos no hospital de scutari na Turquia, perto do campo de batalha da Crimeia. Ao final da guerra que Florence fez  um relatório que apontava a explicação para o grandioso número de mortos. De 18 mil mortes, 16 haviam morrido por doenças infecciosas no hospital. E é aí que entra o Diagrama de Rosa.

De acordo com Florence, o diagrama deve afetar os olhos o que não conseguimos transmitir para o público através de palavras. Esse diagrama foi colocado junto ao relatório que viraram uma campanha para melhorar o atendimento hospitalar. O exército mudou completamente sua postura com a assistência médica e, como consequência, os hospitais civis também. O Diagrama de Rosa é um dos diagramas mais influentes da história e até hoje influencia a sociedade.

02 - Diagrama de Rosa
O Diagrama de Rosas é conhecido assim pelo seu formato circular que lembra uma rosa. Ele é formado por três tipos de áreas ou pétalas que representam as 18 mil mortes relatadas por mês:



- As áreas em vermelho representam as mortes por causa de ferimentos.
- Em preto a morte por outras causas, como queimaduras ou acidentes.
- As pétalas azuis representam as mortes por doenças infeciosas

Agora vamos ao processing!
Em primeira instância criei uma função diagrama() que recebe como parâmetro uma variável do tipo int meses que obviamente representa quantos meses o diagrama vai ser dividido.

Criei 3 variáveis para as 3 pétalas da rosa. Além disso, criei uma variável chamada tamanho que ficará responsável pela largura e altura de cada pétala. Como o diagrama é composto por três círculos, criei uma variável ângulo que recebe:
- float angulo = (PI * 2)/meses;

Depois usei um laço de repetição for utilizando do número de meses como parâmetro de repetição e no seu escopo gerei números aleatórios para as três variáveis que representam os meus dados.

Primeiro a variável responsável pelo dado recebe o inteiro aleatório, depois a variável tamanho recebe o valor do dado vezes 8(multipliquei por 8 para tornar o diagrama maior), depois é chamado um fill() para colorir a pétala e por último é criado um arc no centro da tela com o tamanho calculado, seu ângulo inicial (i*angulo) e ângulo final ((i +1) *angulo).
Então obtemos o seguinte resultado:


Comentários