Na aula 18 foi visto a importância da função cosseno e sua aplicação, juntamente com a função seno, para fazer uso das coordenas polares.
A atividade consiste em:
"Empregando coordenadas polares, explicar o que foi o “norway spiral UFO”
(https://www.youtube.com/watch?v=80__LLZK4zg) e implementar um modelo simplificado que represente o mesmo. "
A atividade consiste em:
"Empregando coordenadas polares, explicar o que foi o “norway spiral UFO”
(https://www.youtube.com/watch?v=80__LLZK4zg) e implementar um modelo simplificado que represente o mesmo. "
vídeo da anomalia em espiral
01 - Entendendo a anomalia
Primeiro é necessário entender o fenômeno avistado sobre o céu noturno do norte da Noruega, e também do norte da Suécia. Esse fenômeno era composto de uma luz azul, seguindo uma trajetória reta, e uma espiral branca formada ao redor desse ponto de luz azul.
A primeira vista, o fenômeno chamou bastante atenção dos moradores que lotaram de chamadas no Instituto Meteorológico Norueguês.
As especulações iniciais foram desde um meteoro, OVNIs e até uma variante da aurora boreal.
Então no dia 10 de dezembro de 2009, o ministério Russo assumiu que a espiral foi causada pela falha no lançamento de um míssil (RSM-56 Bulava, míssil balístico lançado por submarinos).
- E porquê ela é importante dentro do conceito de coordenadas polares?
Simples! Porque essa espiral gerada pelo míssil é uma Espiral de Arquimedes!
As especulações iniciais foram desde um meteoro, OVNIs e até uma variante da aurora boreal.
Então no dia 10 de dezembro de 2009, o ministério Russo assumiu que a espiral foi causada pela falha no lançamento de um míssil (RSM-56 Bulava, míssil balístico lançado por submarinos).
- E porquê ela é importante dentro do conceito de coordenadas polares?
Simples! Porque essa espiral gerada pelo míssil é uma Espiral de Arquimedes!
Espiral de Arquimedes
A espiral de Arquimedes define-se como um ponto movendo-se com velocidade constante em uma reta que gira sobre um ponto de origem fixo a velocidade angular constante.
Por conta disso, cada ponto dessa reta é uma coordenada polar que varia o raio e o ângulo em relação ao ponto de origem fixo no centro da espiral, ou seja, no centro do míssil.
02 - Criando a espiral
Para criar a espiral, vamos utilizar a função de coordenadas polares e criar as variáveis raio, angulo, e os pares ordenados (x,y) da espiral.
Na função setup(), iremos chamar o size com os parâmetros (800,800) e na draw() a função que desenha a espiral.
Iremos criar a função Espiral(), e vamos usar a função translate(), função que muda o ponto de origem default do processing(0,0) para qualquer outro ponto, com os parâmetros iguais ao centro da tela. Isso fara com que a espiral seja feita bem no centro da janela.
Depois às variáveis x e y vão receber suas respectivas funções polares, utilizando a variável raio, 10 pixels, e a variável angulo, 30 pixels. Criaremos um círculo utilizando os pares ordenados(x,y) e com 5 pixels de diâmetro.
Para deixar o efeito mais legal, vamos usar a função fill(), para colorir a espiral, passando como parâmetro o raio e ângulo da mesma.
Ao final do código vamos incrementar o angulo em 5 e o raio em 0.2.
02 - Criando a espiral
Para criar a espiral, vamos utilizar a função de coordenadas polares e criar as variáveis raio, angulo, e os pares ordenados (x,y) da espiral.
Na função setup(), iremos chamar o size com os parâmetros (800,800) e na draw() a função que desenha a espiral.
Iremos criar a função Espiral(), e vamos usar a função translate(), função que muda o ponto de origem default do processing(0,0) para qualquer outro ponto, com os parâmetros iguais ao centro da tela. Isso fara com que a espiral seja feita bem no centro da janela.
Depois às variáveis x e y vão receber suas respectivas funções polares, utilizando a variável raio, 10 pixels, e a variável angulo, 30 pixels. Criaremos um círculo utilizando os pares ordenados(x,y) e com 5 pixels de diâmetro.
Para deixar o efeito mais legal, vamos usar a função fill(), para colorir a espiral, passando como parâmetro o raio e ângulo da mesma.
Ao final do código vamos incrementar o angulo em 5 e o raio em 0.2.
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