Atividade 04 - 60 FPS

O objetivo da atividade é:
"Explicar as alterações necessárias no código para que o simulador possa considerar intervalos menores que um segundo, sendo executado a 60 fps e ainda mantendo o tempo real."
Foi criado em sala de aula um simulador do Movimento Retilíneo Uniforme(MRU) que calcula a distância percorrida de um corpo com velocidade de 10 m/s, rodando em tempo real a 1 fps com a função frameRate(1). Uma função chamada MRU também foi criada utilizando a fórmula do MRU com várias globais declaradas representando o tempo, velocidade e distância.
Console do Processing - Rodando a aplicação
01 - MRU
Antes de tudo vamos entender o que é um Movimento Retilíneo Uniforme (MRU).
Movimento Retilíneo Uniforme é um movimento em uma trajetória reta que possui velocidade constante, consequentemente, é possível afirmar que o corpo percorre uma mesma distância em intervalo de tempos iguais!
Na imagem acima é possível afirmar que o carro se movimenta a 1km/min, logo é um MRU.
A fórmula utilizada no código foi a clássica:
Sendo d = distância, v = velocidade e t = tempo.
02 - FPS
Para executar o simulador de MRU em 60 fps em tempo real é preciso primeiro que a função frameRate(1) seja alterada para frameRate(60). Desse modo a taxa de quadros que o processing atualiza por segundo aumenta de um quadro para sessenta quadros por segundo.
Console do Processing - Rodando o código a 60 FPS
A taxa de quadros foi mudada, porém agora o simulador não está mais rodando em tempo real. Para resolver esse problema é preciso de dois passos bem simples!
- Dividir a variável que representa o tempo na função MRU por 60.
- Dividir a variável que representa o tempo na função println, utilizada para printar o tempo e distância no console, por 60.
Basicamente o que fizemos foi repartir o tempo em 60 partes para que consiga rodar em conjunto com 60 FPS e ainda manter o tempo real.
Simulador de MRU rodando a 60FPS em tempo real



Comentários